segunda-feira, 17 de março de 2014

"CinePiano"

TONY BERCHMANS APRESENTA O “CINEPIANO”

DIA 22/03, NO SESI DE MARÍLIA

No dia 23 de março, o compositor, produtor musical e pianista TONY BERCHMANS apresenta o seu projeto autoral mais audacioso, o CINEPIANO, às 20h, no Sesi de Marília.

Com um olhar inovador, o artista resgata a magia do cinema mudo, acompanhando ao vivo filmes consagrados, numa performance contemporânea ao piano solo.  Em Marília pela primeira vez, Tony irá acompanhar ao vivo os clássicos "Cops" (1922) de Buster Keaton e "Vida de Cachorro" (A Dog's Life, 1918) de Charlie Chaplin, além de um filme surpresa.

Apesar da incontestável importância da música na conjunto da narrativa fílmica,  pouquíssimas atividades que exploram a trilha sonora são realizadas no Brasil. Como a composição de música para cinema é uma arte única, muito peculiar e exercitada com sucesso por poucos músicos, ela se torna matéria rara em shows, palestras, e eventos em geral.

Filmes recentes de grande repercussão como "O Artista" e "A Invenção de Hugo Cabret" - com 5 Oscars cada, e o espanhol "Blancanieves" tem representado uma onda de redescoberta do encanto do cinema mudo, em que apenas a música apoia a narrativa.
Improvisar trilha sonora ao vivo com eficiência dramática e alto nível de qualidade musical é um trabalho muito específico, que demanda um conjunto muito complexo de habilidades artísticas: conhecimento histórico do cinema mudo, técnica pianística apurada para os estilos de época, improvisação e técnicas de descrição e pontuação musical, etc. A montagem de um espetáculo com esse perfil é de grande significância artística, já que expõe ao expectador a mais fundamental forma de criação musical para cinema - composição e reprodução de trilha ao vivo - e certamente gera grande interesse tanto dos profissionais do cinema, como do grande público leigo.

SERVIÇO:
Data: 22/3 - sábado
Horário: 20h
Local: SESI MARILIA - Av João Ramalho, 1306 - Parque São Jorge Marília, SP | CEP: 17520-240Telefone: (14) 3417-4500

Nenhum comentário:

Postar um comentário