quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

"Não Nem Nada "

Fotos:Pedro Bonacina e Renata Terepins
Não Nem Nada reestreia dia 27 de fevereiro no Teatro Cacilda Becker

Com Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes.
Co-direção de Rafael Gomes. Peça tem duas indicações aoPrêmio Shell: melhor autor (Vinicius Calderoni) e melhor atriz (Renata Gaspar)

Não Nem Nada é o texto de estreia de Vinicius Calderoni e também seu primeiro espetáculo como encenador. Calderoni é fundador com Rafael Gomes da Empório de Teatro Sortido, companhia criada em 2010 para abarcar diversas dimensões da cena contemporânea. Não Nem Nada - quinto espetáculo da companhia - é uma  peça em plano sequência, com doze cenas interligadas (cada uma regida por um dispositivo dramatúrgico próprio) e dezenas de personagens interpretados por quatro atores.
As dores e delícias do mundo contemporâneo comparecem em diferentes temas e matizes. A profusão e a simultaneidade de informações do mundo das telecomunicações, a dinâmica de interações das redes sociais, o universo do telemarketing, os discursos retóricos das grandes corporações financeiras ou o mundo das celebridades: estes e outros assuntos surgem em cenas que se conectam vertiginosamente, na velocidade do pensamento.

“Comparo a dramaturgia da peça à visita a uma casa de espelhos onde você enxerga objetos reconhecíveis em proporções distorcidas, estranhas, provocativas. As cenas sempre tem um ponto de partida reconhecível, mas se desenvolvem numa direção de causar um estranhamento do mundo” afirma Vinicius.

No espaço cênico criado por Valentina Soares e Wagner Antônio que alude a um ginásio ou tabuleiro- repleto de rampas, alçapões e estruturas modulares- os atores atuam quase como jogadores de uma desafiadora gincana cênica.

“Não nem nada celebra e reafirma uma crença do poder da fala de instaurar universos e de promover saltos no tempo e no espaço. Ao mesmo tempo, ter estes atores jogando sobre este playground ajuda a restaurar uma dimensão do teatro como jogo lúdico, que achamos muito estimulante.”, complementa Calderoni.

Rafael Gomes, co-diretor da montagem, arremata: “Deste espaço cênico, podem emergir os mais variados personagens e situações. Não é por acaso que um dos subtítulos do texto é O palco como caixa de Pandora.”~

Texto e direção de Vinicius Calderoni. Co-direção de Rafael Gomes. Um espetáculo do Empório de Teatro Sortido. Com: Geraldo Rodrigues, Mayara Constantino, Renata Gaspar e Victor Mendes
Indicação de faixa etária - 14 anos. Duração: 60 minutos

Teatro Cacilda Becker - Rua Tito, 295 - Lapa, SP Telefone:(11) 3864-4513
de 27/02 até 29/03. Sextas e sábado às 21h e domingos às 19h
Não haverá sessão dia 20/3.
Ingressos: R$10,00. lotação:180 lugares

Nenhum comentário:

Postar um comentário