quarta-feira, 3 de junho de 2015

Memórias Póstumas de Brás Cubas


Exibindo FOTO 03.jpg
Fotografia: Mariana Nogueira
Uma das obras mais clássicas da literatura brasileira, Memórias Póstumas de Brás Cubas de Machado de Assis, que já virou filme e foi montada várias vezes nos palcos, estreia no dia 05 de junho no Teatro Augusta, com uma montagem ousada e diferente feita pela Das Duas Cia. de Teatro.

Lançado em 1881, o livro Memórias Póstumas é considerado um divisor de águas, inaugurando o estilo realista no Brasil. A maioria dos críticos, tanto brasileiros quanto estrangeiros, considera como a obra-prima de Machado de Assis, marcando uma nova fase na sua carreira, transbordando esse movimento literário, pois apresenta um estilo tão inovador que perpassa qualquer classificação, sobrepondo-se ao seu tempo.

Na história Brás Cubas, após ter morrido, decide por narrar sua vida e revisitar os fatos mais importantes vividos, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

Nessa versão para o teatro feita pela das Duas Cia. de Teatro, formada pelas atrizes Renata Mazzei e Christiane Lopes, tem como objetivo salientar o que ainda hoje exala de modernidade na obra de Machado de Assis.

Todos os personagens são feitos, por Renata Mazzei e Christiane Lopes,  criando uma linguagem lúdica e divertida, passando por diferentes formas de narrar e interpretar a história– do realismo ao melodrama - trazendo um dinamismo para a cena que a todo o instante brinda o público com novos estímulos, não só evitando a dispersão do mesmo, mas fazendo jus ao polêmico e inovador caráter do romance. A montagem propõe uma constante troca de personagens, com muita agilidade e desenvoltura, interpretando os mesmos personagens dando a cada um o seu toque de originalidade.

Na peça também são utilizados bonecos na realização da narrativa, dando graça e o tom de realismo mágico presente na obra, em que um personagem pode, ao mesmo tempo, aparecer como boneco e também interpretado pelas atrizes causando um estranhamento bem ao sabor da sátira. Os bonecos presentes são de diferentes alturas uns em tamanho natural e outros menores, além de alguns objetos transformados em bonecos, aumentando o caráter dinâmico e criativo da montagem.

Teatro Augusta (Rua Augusta, 943 – Consolação), Sala Experimental, 50 lugares. (11) 3151 4141
DATA: 05/06 até 28/06 (Sexta às 21h30min, Sábado às 21h e Domingo às 19h)
INGRESSOS: R$50,00 (inteira), R$ 25,00 (meia-entrada)
DURAÇÃO:  90 minutos. CLASSIFICAÇÃO: Livre. Acesso a deficiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário