terça-feira, 22 de março de 2016

"Blink"

Foto: Divulgação
Exibindo FOTO 03.jpgA atriz Ligia Paula Machado, após 04 anos dedicada exclusivamente ao teatro musical ("O Primo Basílio e Lisbela" e o "Prisioneiro") volta aos palcos, atuando no suspense Blink, do premiado escritor Phil Porter.

A peça estreou em Londres em 2012 e arrebatou diversos prêmios e críticas por onde passou. Inédito aqui no Brasil, a montagem a cargo da MP – Produção Cultural, estreia no dia 02 de abril no Teatro da Aliança Francesa, com direção de Kleber Montanheiro, que além de Ligia contará no elenco com o ator Eduardo Pelizzari. 

O espetáculo conta a história do relacionamento de Jonas e Sofia, dois jovens solitários. Jonas foi criado em uma fazenda no norte do Reino Unido. Seus pais fazem parte de uma seita religiosa protestante, por isso de seu nome e de seu hábito de sempre ler a Bíblia, quando as coisas não estão boas. Sofia foi criada só pelo seu pai, um advogado, depois que a mãe os abandonou quando ela tinha apenas dois anos. Isto explica a sua fascinação em figuras paternas.

Com a morte de seu pai por causa de câncer no pâncreas, Sofia herda os dois apartamentos da família. Resolve alugar o apartamento do andar de baixo, enquanto continua morando no andar superior. Ambas as residências têm entradas separadas e dividem somente o jardim. Jonas se muda para Londres e aluga o apartamento inferior, para se aproximarem Sofia envia para ele uma tela de vídeo que está ligada a um monitor de bebê com Wi Fi.  A partir disso, Sofia passa a viver na frente da câmera do monitor para que Jonas possa vê-la e participar do seu dia a dia.

A peça tem o seu quê de situação perversa, mas também apresenta um lado cômico. Retrata uma Londres fria e solitária para se viver, onde este tipo de contato indireto é melhor do que viver só.  

Porter fala sobre questões de invisibilidade social, alienação tecnológica, e principalmente da vergonha e do prazer do voyeurismo e da perseguição consensual. Como diz no texto "Ser vigiada torna as coisas mais atraente de alguma maneira, mesmo as coisas mais simples."

Nesta montagem a concepção de figurinos, cenografia e desenho de luz fica totalmente a cargo de Kleber Montanheiro.

Teatro Aliança Francesa, Rua General Jardim, 182 – Vila Buarque. 226 lugares+ 04 PNE. (Estacionamento conveniado em frente) 11 -  3017 5699 - r. 5602  www.teatroaliancafrancesa.com.br . 
Temporada 02/04 até 08/05 (Sábado às 20h30 e Domingo 19h) 
Ingressos R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) 
Vendas pela Internet www.ingressorapido.com.br
Duração: 70 min. Classificação: 10 anos 

Nenhum comentário:

Postar um comentário