quinta-feira, 31 de março de 2016

"In On It"

Foto: Divulgação

Com Emílio de Mello e Fernando Eiras

De Daniel MacIvor. Direção Enrique Diaz

Estreia dia 06 de Abril no Teatro Jaraguá

Premiado espetáculo In On It traz em nova temporada em São Paulo, para apresentações às quartas e quintas no Teatro Jaraguá.

Um dos espetáculos mais festejado por público e crítica do teatro brasileiro volta a São Paulo para curta temporada. In On It, montagem do texto do canadense Daniel MacIvor, (autor de A Primeira Vista e Cine_Monstro, também encenados por Diaz), recebeu o Prêmio SHELL de Melhor Diretor e Melhor Ator (para Fernando Eiras) e APTR de Melhor Espetáculo, Melhor Diretor e Melhor Ator (para Fernando Eiras e Emílio de Mello).

Uma sensação de mistério permeia In On It, peça teatral escrita para dois atores em uma narrativa em espiral. Um homem escreve uma peça sobre alguém que sofre um acidente, dois amantes vêem seu amor terminar, e dois homens contam esta história. Dez personagens ganham vida na pele de Emilio e Fernando. A estrutura metalingüística encaminha a trama para um final surpreendente.

“É um exercício, um jogo de dois, uma trama de cenas. Quando vi a peça em Nova Iorque, anos atrás, me pareceu imediatamente interessante: alguma coisa incompleta, mas que seduzia pela maestria no jogo dos níveis de interpretação e pela metalinguagem. Dois atores, atuações complexas e um universo poético muito sensível. Anos mais tarde, fui comEnsaio.Hamlet para o Under The Radar Festival, festival de artes onde o Daniel MacIvor se apresentou no ano seguinte. A partir daí comecei a costurar a possibilidade de montar a peça no Brasil.” conta o diretor Enrique Diaz.

Três camadas são apresentadas e fundidas durante o espetáculo: a peça (escrita por um dos personagens); o espetáculo, e o passado.  A peça é a historia de Ray, que acontece com um estilo mais teatral, do que os outros dois planos. O espetáculo é o que acontece “aqui e agora” – o presente - consiste principalmente na discussão entre os dois personagens (“Este aqui” e “Aquele ali”) acerca da peça e seu desenvolvimento e a relação entre eles. O passado fala de como a relação entre os dois personagens principais se iniciou e se desenvolveu.

Há um acidente de carro envolvendo um Mercedes azul. O carro parece ter sido jogado para a outra pista, sem motivo aparente. “Esse aqui”, com a ajuda de “Aquele ali” representa as cenas de uma peça que ele escreveu sobre Ray, que supostamente dirigia o Mercedes azul. Ray fora informado pelo médico que sofria de uma doença grave. “Esse aqui” e “Aquele ali”, os dois personagens centrais, comentam as cenas, que envolvem ainda a mulher, o filho e o pai de Ray, e vão descobrindo implicações de suas vidas pessoais na obra escrita por “Esse aqui”.

“A historia é a base do que acontece em cena, mas não necessariamente tem que ser entendida de forma exata pelo público. O autor diz isso no texto de apresentação. O público é convidado a compor a historia que quiser ou puder”, esclarece Diaz.

A concepção de cenário é desnudar o teatro, deixando-o com as paredes descobertas usando apenas duas cadeiras. A ambientação é indicada por uma iluminação diferente para cada “realidade”. Os únicos objetos de cena são: duas cadeiras, um casaco esportivo cinza, um lenço e um molho de chaves.

Teatro Jaraguá (265 lugares) -Novotel Jaraguá - Rua Martins Fontes, 71. Bela Vista
Informações: 3255.4380 Vendas:  www.ingressorapido.com e 4003.1212
Bilheteria: terça a quinta das 16h às 19h, sexta e sábado a partir das 16h, domingo a partir das 15h. Aceita todos os cartões, débito e crédito. Estacionamento no local: R$ 30. Acesso a deficientes

Quartas e Quintas às 21h. Ingressos: R$ 60

Duração: 90 minutos.  Recomendação: 16 anos. Gênero: drama

Estreia dia 06 de Abril. Temporada: até 26 de Maio


Nenhum comentário:

Postar um comentário