terça-feira, 12 de setembro de 2017

APE Brasil 2017 - Geocaching Brasil

36º Encontro Geocachistico
Um feriadão pra lá de radical e festivo!

Aconteceu neste final de semana prolongado eventos comemorativos e outras ações no Geocaching Brasil, mas o foco principal se deu no APE Brasil 2017, que registrou o Primeiro Encontro Nacional de Geocachers do Brasil, no Parque Estadual Intervales localizado na região Sul do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Grande e engloba também as cidades de Guapiara, Sete Barras, Eldorado e Iporanga em seus 417 km². 

Mas o que é Geocaching?
Geocaching
É uma atividade que envolve esporte, passatempo, natureza, criatividade, companheirismo, colaboração e muita diversão. Para isso basta um receptor de GPS, o seu smartphone, por exemplo, ou um GPS mesmo, para a partir de coordenadas estabelecidas encontrar uma Geocache ou Cache, como se diz mais popularmente no jogo, posicionada em qualquer lugar do mundo e até mesmo em estação espacial. Caches são recipientes, que contém “tesouros” aleatórios e um livro de registro de presença chamado logbook.

Entre os Geocachers, nome que se dá aos jogadores participantes, existe uma máxima que diz:

  "Usamos equipamentos de milhares de dólares  para caçar potinhos escondidos em  florestas"(entenda-se por equipamentos de milhares de dólares: GPS, satélites) rsrs

Como se joga? 
Um geocacher esconde um geocache em qualquer lugar do mundo, identificando e anotando sua localização através da tecnologia GPS. Na página do Geocaching ele compartilha online a existência e posicionamento do geocache. Qualquer pessoa, que se registrou no site, com um aparelho de GPS pode, então, tentar procurar e encontrar o geocache.

Se quiser conhecer mais ou/e tornar-se um geocacher acesse: www.geocaching.com
Pessoas de todas as faixas etárias podem praticar Geocaching. O espírito de aventura, senso de comunidade, de coletivo e amar a natureza são os fundamentos do jogo. Pode-se praticar em grupo com amigos e familiares, mas também individualmente.
CITO Plantando Juçara

No feriadão de 7 de Setembro, estivemos imersos na Mata Atlântica, no Parque Estadual Intervales, visitando Caverna Colorida, a Cachoeira do Mirante e a Caverna do Fendão, nesta 1,5 km de muita adrenalina com água até na cintura, em alguns pontos. Esgueirando em fendas minúsculas ou também rastejando em outras, curtindo um banho de água gelaaaaaada numa cachoeirinha subterrânea. Ah! Aquela história de 30 mim de caminhada por dia, já é suficiente, lá não rola. Um pouco de preparo físico é desejável. Ou vá devagarinho....
Caminhando por trilhas, muitas trilhas em busca de caches em boa companhia dos já conhecidos geocarchers brasileiros e conhecendo outros novos e estrangeiros.
Visitar o APE Cache no parque, que é o único ativo desde sua implantação em 2001 e mais participar do
 CITO (Cache In Trash Out®) com o plantio de palmeiras juçaras (Euterpes edulis) em uma área em recuperação, qual foi desmatada cerca 100 anos atrás pela exploração de ouro;
Foto: Roger
Encontramos CACHE TRADICIONAIS
MULTICACHE
CACHE MISTÉRIO
LETTERBOX
WHERIGO
LAB CACHES
EARTHCACHES  
EVENTOS: 
36º Encontro Geocachístico-gastronômico Meeting, comemorando 3 anos de realizações mensais e
1º ENCONTRO NACIONAL DE GEOCACHERS DO BRASIL
O desafio de fazer todos tipos de caches num só dia foi um baita estímulo e...... missão cumprida com caçadas diurnas e noturnas!!! Uhuu!!!
E pra laurear, um churrasco no Restaurante Parof, no interior do parque, quando degustamos o famoso e saboroso Rojão, iguaria da região do vale, feita à base de carne de porco. A trilha sonora se deu com a banda Vagantes, que levantou quase toda a galera presente com muita animação e diversão!!

Sobre o Parque Estadual Intervales

Está a 270 km de São Paulo. O Parque Estadual Intervales é uma Unidade de Conservação da Natureza do grupo de Proteção Integral – categoria Parque (Lei federal 9.985/2000). Foi criado em 8 de junho de 1995, porém é administrado pela Fundação Florestal, sob o mesmo regime de conservação, desde 1987. A área de 41.700 hectares é remanescente da antiga Fazenda Intervales, que foi gerenciada pelo BANESPA até 1986.
É protegido pela UNESCO, repleto de rios, cachoeiras, lagos, cavernas e muitas espécies de animais ameaçados de extinção, como por exemplo: a Onça-pintada. 
A sede do Parque se encontra na divisa das bacias hidrográficas dos rios Ribeira de Iguape e do Paranapanema, no alto da Serra de Paranapiacaba. Nessa região, no município de Ribeirão Grande, o relevo é predominantemente montanhoso, com altitudes que variam de 900 a 1200 metros. É uma área repleta de cavernas  e com a presença de uma rica biodiversidade. 
Sede Administrativa
Os mascotes

Sede Administrativa:
Dias e horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo das 8h às 17h.
E-mail: pe.intervales@fflorestal.sp.gov.br
Telefones para informação: (15) 3542-1511 / (15) 3542-1245

Endereço: Estrada Municipal km 25 - Ribeirão Grande/SP.  CEP 18315-000

Visitação:
Funcionamento: de segunda-feira a Dom. das 8 h às 17 h. Até as 18 h no horário de verão.
Visitas às cavernas ocorrem de terça-feira a domingo das 8h às 15h. Em feriados prolongados, as cavernas podem ser visitadas as segundas-feiras, permanecendo fechadas no dia subsequente.

Com exceção das trilhas autoguiadas, todas as demais trilhas do parque devem ser visitadas com o acompanhamento dos monitores ambientais do Parque. 
Pousada Onça Pintada

Hospedagem:
 Dias e horário de funcionamento: de segunda-feira a domingo das 8 h às 20 h.
Intervales possui 3 pousadas, com cerca de 70 leitos no total. As reservas e agendamentos podem ser feitos pelo telefone (15) 3542 1511 ou pelo e-mail: reservasintervales@gmail.com

 http://www3.ambiente.sp.gov.br/parque-intervales/sobre-o-parque/

Ingresso R$ 14,00 por pessoa.Crianças de até 12 anos, adultos com mais de 60 e pessoas com deficiência também não pagam. Estudantes pagam meia entrada, mediante apresentação de documento.
#APEBrasil2017 #GeocachingBrasil #geocaching #cache #geocache #trilhas #ParqueIntervales #Ecoturismo #caverna #cachoeira #birdwatching #boiacross #ciclismo #mirante #piscinadepedra
Partiu Cavernas


Pousada

Visitantes Exploradores

Sob o foco da lanterna












Beleza subterrânea

Formações incríveis
Caverna colorida

Biodiversidade

Natureza em flor
Partindo para o desafio

Flores e seu colorido


Samambaiaçu


APE
Mata Atlântica

Livre para voar


Caracol nativo



Relógio do Sol

Capela

Castelo
Muda da Palmeira Juçara e o mascote



Plantio de Palmito Juçara


Lago



Os Organizadores

Banda Vagantes
Restaurante Parof


Geocachers em festa e churrasco

Piscina de Pedras

Nenhum comentário:

Postar um comentário