terça-feira, 31 de outubro de 2017

Dia do Saci - 31 de Outubro

Saci Pererê personagem de #lenda da #culturabrasileira foi imortalizado por #MonteiroLobato em suas obras #SitiodoPicaPauAmarelo junto com a #Emília #Cuca #Curupira #Pedrinho #Narizinho #ViscondedeSabugosa #MarquêsdeRabicó #DonaBenta #TiaNastácia #TioBarnabé 

Imagem da Internet / Ziraldo
Outros personagens do Folclore Brasileiro:

#saciperere #folclore  #folk #folclorebrasileiro #lendas #parlendas #cultura #tradiçõesbrasileiras #boto #mulasemcabeça #iara #lobisomem #negrinhodopastoreio #bichopapão #boitatá #vitoriaregia #boibumbá

No Brasil o Dia do Folclore é comemorado em 22 de Agosto. 
Ilustração de "A Reforna da Natureza" de M.Lobato
Folclore é o conjunto de expressões culturais de um povo que englobam aspectos de identidade nacional, seus costumes e tradições. 
Envolve Artesanato: Língua e dialetos;  brincadeiras e brinquedos como  o estilingue, bilboquê, bolinha de gude, pião; Jogos tais como amarelinha, cabo de guerra, esconde-esconde, pular corda, cabra-cega, passa-anel, corre cutia, forca, balança caixão, pega-pega; Contos;  Lendas e Parlendas; provérbios; ditados populares; trava-língua; músicas; danças; mitos e crenças; festejos; folguedos; comidas típicas;  religiosidade; adivinhações;  e outras atividades culturais que surgem e se desenvolveram com o povo que são perpetuadas pela transmissão de geração em geração. 

A capital nacional do folclore é a cidade de Olímpia/SP. 
Um fato folclórico, para ser determinado, segundo a UNESCO, precisar ter 
  • Tradicionalidade, a partir de sua transmissão geracional, entendida como uma continuidade, onde os fatos novos se inserem sem ruptura com o passado, e se constroem sobre esse passado.
  • Dinamicidade, ou seja, sua feição mutável, ainda que baseada na tradição.
  • Funcionalidade, existindo uma razão para o fato acontecer e não constituindo um dado isolado, e sim inserido em um contexto dinâmico e vivo.
  • Aceitação coletiva: deve ser uma prática generalizada, implicando uma identificação coletiva com o fato, mesmo que ele derive das elites

"O termo folclore (folklore) é um neologismo que foi criado em 1846 pelo arqueólogo Ambrose Merton - pseudônimo de William John Thoms - e usado em uma carta endereçada à revista The Athenaeum, de  Londres, onde os vocábulos da língua inglesa folk e lore (povo e saber) foram unidos, passando a ter o significado de saber tradicional de um povo" (Wikipedia)

Curiosidade

Páginas do livro 'Assembléia na Mata' Monteiro Lobato
A capital nacional do Saci é a cidade de Botucatu, no interior de São Paulo. A Associação Nacional de Criadores de Saci (ANCS) tem sede no município e tem com intuito principal divulgar essa figura folclórica. Fonte https://www.todamateria.com.br/dia-do-saci/

Aspecto legal
Dia do Saci consta do projeto de lei federal nº 2.762, de 2003 (apensado ao projeto de lei federal nº 2.479, de2003 , elaborado pelo deputado federal Chico |Alencar, (PSOL /RJ) e pela vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT_SP), com o objetivo de resgatar figuras do folclore brasileiro, em contraposição ao "Dia das bruxas", ou Halloween, de tradição cultural celta.
Anteriormente, leis semelhantes foram aprovadas pela Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e na Câmara Municipal de São Paulo. O Estado de São Paulo oficializou a data com a Lei nº 11.669, de 13 de Janeiro de 2004. Outros dez municípios paulistas, além da capital, já haviam feito o mesmo:São Luiz do Paraitinga (onde a festa dedicada ao saci dura quase duas semanas), São José do Rio Preto,Guaratinguetá  e Embu das Artes. Em municípios de outros Estados brasileiros, o Dia do Saci foi oficializado: em Vitória/ES; Poços de Caldas/MG e Uberaba/MG; Fortaleza e Independência no Ceará. (fonte Wikipédia)

#diadosaci  #31deOutubro #fuievou

Nenhum comentário:

Postar um comentário