segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Areado - MG

"Morada dos Peixes"
"Terra do Biscoito"
"Paraíso dos Pescadores"

S 21° 21.538' W 046° 9.163 

Areado é um município brasileiro do Sul do Estado de Minas Gerais, popularmente conhecido como Terra do Biscoito. Pertence à Mesorregião do Sul e do Sudoeste de Minas, à Microrregião de Alfenas. e é banhado pelas águas do Lago de Furnas. Localiza-se a sudoeste da capital do estado, Belo Horizonte. distando desta cerca de 380 km. Ocupa uma área de 283,124km² e sua população em julho de 2016 era de 14.851 habitantes.

A sede tem uma temperatura média anual de 21,6 °C na vegetação original do município predomina a Mata Atlântica. Com quase 84% da população vivendo na zona urbana, o seu Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) é de 0,727, classificado como alto em relação à media nacional.
A exploração da área do atual município teve início em 1823, após João Marques de Araújo e Antônio dos Reis Rosas terem doado o terreno para o assentamento de um povoado. A construção da Capela de São Sebastião, no século XVIII, marca o estabelecimento do Povoadode São Sebastião do Areado, que durante décadas se desenvolveu em função da agropecuáriade subsistência.

Eventos como a tradicional #FestadoBiscoito (realizada entre junho e setembro),  Festa da Cidade (10 de Setembro), #EncontroFolclóricodosCongados,Festa de Nossa Senhora do Rosário(Outubro) e Festa das Comunidades Rurais configuram-se grandes atrativos de Areado, bem como as Exposições de Carros Antigos e a Festa de São Sebastião. No alto de uma colina no centro da cidade fica o Monumento do Cruzeiro, popularmente conhecido como "Alto do Cruzeiro", monumento construído na década de 1930 em homenagem ao centenário da Independência do Brasil, que também atrai visitantes.

Terra do Biscoito

"Certa ocasião houve uma convocação judiciária, para diversas pessoas: homens e mulheres. Formou-se, então, uma caravana com muitos cavaleiros. Como bons mineiros e autênticos areadenses, levaram na matula, frango virado com farinha de milho, linguiça frita e, para completar, os famosos biscoitões de polvilho, da Maria Borges (avó do saudoso prefeito: Homero Batista dos Santos). Lá na praça, descansavam e faziam o lanche, quando o magistrado passou por eles, em direção ao Fórum. Iniciada a audiência, não aparecia nenhum dos convocados. O Juiz, um tanto nervoso, chamou o oficial de justiça e ordenou: chame esses 'biscoiteiros do Areado'. Calhou bem o apelido e, desde então, o Areadense fica todo orgulhoso e continua apreciando os saborosos biscoitos de polvilho."

Nenhum comentário:

Postar um comentário